domingo, 15 de setembro de 2013

Bicho da Semana

   O Veado-Catingueiro (Mazama gouazoubira) é um ruminante silvestre, tendo como característica diferenciativa um tufo na testa de pelos escuros. Além disso, os chifres no macho também são característicos, suas galhadas são simples e sem ramificações, podendo chegar até 12 centímetro de comprimento e tendo uma média de 20 anos de vida. As fêmeas não possuem chifre, apenas uma elevação na testa, seus pelos são mais claros que os do macho. A maioria dos indivíduos apresenta uma pinta branca acima dos olhos, que não é encontrada nas outras espécies. O animal adulto pode medir acima de um metro e pesar vinte quilos. Particularmente é um dos silvestres mais bonitos a serem encontrados.


   São animais de vida solitária que somente na época de acasalamento se reúnem. O macho costuma andar sozinho e a fêmea normalmente está com um filhote. Geralmente, dois machos disputam uma fêmea, utilizando seus chifres para ferir seu oponente. Depois de sete meses de gestação, a fêmea dá a luz a apenas um filhote que pesa cerca de 500 gramas, com manchas brancas pelo corpo, o que lhe é muito particular, elas tem como principal função a camuflagem.


   Sua dieta é rigidamente vegetariana, alimentam-se de brotos, folhas, frutos e flores. Quando se sente ameaçado tende a correr muito rápido e pode também pular na água, sendo um bom nadador.
   Seu habitat são as matas densas nas margens de rios, pode ser encontrado também em campos abertos onde existem matas próximas. É um animal de hábito diurno, porém pode realizar saídas noturnas. Seus predadores naturais são o Puma (Puma concolor) e a Jaguatirica (Leopardus pardalis). As principais causas que podem estar levando o Veado-Catingueiro rumo à extinção são a caça e a destruição do seu habitat.

Por: Fernanda Cabreira e Letícia Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário